quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Quero ser homem


A vida é cheia de complicações, porém muito bela sem explicações. Reconhecemos em um dia na vida que precisamos “amadurecer e crescer como pessoa,” ao que aqui chamo de me tornar mais homem. Humano simplesmente.
Hoje meu coração se angustia no desejo de tornar-me um homem. Na maioria das comunidades indígenas existem alguns critérios para que a pessoa possa se “tornar homem”, e logo passam por um rito todo significativo. Mas na nossa cultura social não existe nem esses critérios. E muito menos esta cerimônia de transição.
Há mitos muito sem sentido em nossa cultura, como: “se torna homem quem encontrou uma mulher...” A virgindade é muito superficial para dizer que é o cume da identidade humana. Ainda acredito que ser homem é muito mais que uma atração sexual ou a conclusão desse desejo. Pra mim homem é uma pessoa conciliada com sua historia, e que faz as decisões de sua vida como resposta a felicidade e os seus sonhos. E por desejar luta pelo que quer.
Homem talvez seja também quem encontrou sentido para sua vida. Sem querer distinguir nem uma escolha, ou limitar se o sentido da vida do homem é ele mesmo, ou um suposto “criador”, não importa. O que realmente vale é que ele faça uma escolha. O diferenciará dos outros animais é que ele encontrou uma motivo para viver e viverá segundo isso. Falo isso partindo da idéia do grande Jean-Paul Sartre que dizia: “Só se tornou homem quem encontrou uma causa pela qual esta disposto a morrer.”
Essa frase de Sartre sempre meche muito comigo. Pergunto-me sempre: por que causa estou morrendo? Será que minha morte diária não tem sido por algo que não é essencial em minha vida? Ou ainda com mais pesar: Será que eu já encontrei a causa pela qual me disponho a morrer? Tornei-me homem ou ainda sou moleque fingindo de maduro?
Voltados a comparação da vela que quando acessa esta se consume na missão de iluminar e aquecer o ambiente, nós estamos nos consumindo. Pois quando nascemos essa vela foi acessa. Consumimos-nos querendo ou não. Morremos a cada momento. Já pensou que podemos esta morrendo em vão? Se você sabe o motivo pelo qual esta acesso (vivo) não estará morrendo sem motivos. E já esta se tornando homem. Por que ser homem é um convite natural. E a resposta é um auto esforço gradual.
Acredito que todo ser humano deve encontrar o por que esta vivo, é o que algumas religiões chamam de “chamado divino”, “vocação”, ou ainda com mais pelo significado a palavra “missão”. Nem um de nós esta vivo por simples caso do destino, é bonito e certo reconhecer que todos temos uma missão. Você já descobriu a sua? Já és homem (mulher) conciliado com sua historia? Já tem um motivo pelo qual morre a casa momento?
Espero que você escolha por se morrer pela luta da “paz e do bem.” Faço votos ainda que mais pessoas encontrem realmente motivos que enriqueça a sociedade futura. A história já esta muito marcada pela frieza e indiferença dos homens. Que você esteja disposto a viver a sua vida com eloqüência, sendo muito fiel na sua missão, que depois de descoberta seja proclamada no seu viver. Eu também quero muito ser homem, e estou buscando ser. E por mais difícil que esteja eu tenho esperança. E você?

(ÍtaLo ALessandro)

Um comentário: