terça-feira, 28 de julho de 2009

Amigo é - Harmony Cats


Hoje eu tive uma emoção singular ao escutar novamente uma música que eu escutei muito na minha infância e nunca mais escutei. Estudei boa parte da minha vida no colégio de freias salesianas, lá sempre que começava o intervalo das aulas tocava uma música muito bonitinha para os alunos saírem para o recreio, meu coração de criança se alegrava muito em escutá-la.
Passou o tempo e sempre me via repetindo o refrão da música, nunca mais escutei e nunca mais procurei saber que música era aquela. Esqueci muitas coisas da minha infância pura e feliz, mas jamais esqueci o refrão daquela músicazinha.
O Refrão da música diz assim:
“É, amigo é
A natureza, um alguém que te quer
Todo sonho que você procura realizar
Num amigo você vai encontrar”
Procurei no fantástico mundo da internet alguma referencia as palavras desta música. E confesso que chorei quando encontrei a letra e ate pude escutar novamente. A música foi cantada pelo grupo musical brasileiro Harmony Cats, formado em meados os anos de 1976, na cidade de São Paulo. Na minha pesquisa infelizmente não encontrei o nome do compositor. Uma fonte não muito segura diz que a música foi trilha sonora da novela Chispita, do SBT no ano de 1984.


Agora mergulho em pensamento e navego pela imaginação ao significado profundo que o eu lírico da composição pode nos dar a compreender. E em lembrança dessa música de minha infância, lembrando também as amizades que vivi e o quanto elas me acrescentaram forças para ser feliz, eu quero falar de amizade.

O eu lírico começa dizendo que o “amigo é...” Isso é tão perfeitamente incompreensivo no sistema que inverte o entendimento do ser para aquilo que é ter. Ele por tanto desafia a classificar o que o amigo é, ou seja, qual é a identidade do amigo. A identidade do aqui “adjetivo” amigo não se limitará aquilo que ele tem, mas no que ele realmente é.

“É, amigo éUm passarinho que vem te acordar
Que vem te avisar que a noite já passou
Que amanheceu e uma estrela no jardim brilhou
E é o Sol, que amigo é
Está lá fora só prá te lembrar
Que o dia que começa um outro amigo é
Pois traz a chance de recomeçar.”
Quantas pessoas estão dormindo na vida? Quantas vivem a noite escura e pessimista e não percebem que o sol brilha no jardim de suas casas dizendo simplesmente que a vida é cheia de oportunidades para recomeço e a vida nova é possível?
O amigo na realidade não é o jardim florido e nem o sol, mas é quem fará a diferença quando com sua amizade fizer com que o outro perceba a beleza que a vida tem. Primeiro então o amigo é, segundo a música em questão, “um passarinho que vem te acordar” para a vida. Em segundo o amigo vem mostrar no sol da manha a chance de recomeçar. E a vida é um retalho de começos e recomeços, por que somente quem tem a capacidade de reconhecer seus erros, começa novamente mais forte é que poderá acertar nas próximas vezes.


“É, amigo é
A natureza, um alguém que te quer
Todo sonho que você procura realizar
Num amigo você vai encontrar”
Ele afirma que o amigo é a natureza, um alguém que te quer. Poeticamente dizendo a natureza é o braço que acolhe a todos, independente de suas diferenças. Na natureza encontra-se beleza e vida. A natureza transborda pureza e identidade original, inigualável, incopiável e misteriosa. O amigo, assim como a natureza é tudo isso. E mais, é alguém que te quer... Te quer bem, te quer feliz, te quer como você é... por que simplesmente te quer. Também por te amar o amigo te quer por perto, para poder sempre expressar o carinho que sente por ti. Afinal “o amor exige união.” E amigo que é mesmo amigo na ausência vive saudade.
O refrão repete a certeza de que se você tem um sonho “no amigo você via encontrar.”
Nota que ele diz “todo sonho que você procura realizar, num amigo você vai encontrar”, e não diz que a realização do sonho esta definitivamente no amigo, mas no amigo você encontra força e esperança para sonhar. Um amigo também pode ser a voz que te alerta que aquele sonho que você tem buscado na verdade você encontrará frustração e não realização. Sonhos precisam de alicerce, razão, planos, lógica com a realidade... O amigo pode te ajudar a criticar a sua realidade e descobri qual é o sonho que vale a pena. Ele abre as mãos para te ajudar na realização de qualquer sonho que o motive.
Tive grande dificuldade de fazer amizades nos meus primeiros anos de escola, eu sonhava em encontrar um “melhor amigo” como nas literaturas. Cheguei a pensar que iria viver toda a minha vida sem nem um amigo, por isso aprendi a dar valor no que é uma amizade. Graças a Deus tive a felicidade de conhecer muitas pessoas e as ter por amizade verdadeira.

“É, amigo é
Uma pessoa prá nos compreender
Só ele vai saber seus medos e ajudar
Quando você chorar tão triste te fará sorrir
Porque ele tem, amigo tem
Palavra certa que só traz a paz
Não pensa em receber, só quer oferecer
Sua amizade tão sincera”
A compreensão é um dom de quem ama, e para ser amigo precisa amar. Compreender não quer dizer aceitar quando você insiste em errar. Compreender é entender por que você sente o que sente e pensa o que pensa. Mas a compreensão do amigo vai além do simples entender, como diz a música, “ele vai saber seus medos e ajudar.” Só se ama o que se conhece, então o amigo conhece, e por isso ele saberá as palavras sob medidas para atingir a sua humanidade, a fim de levá-lo a luz quando sua realidade for trevas. São essas mesmas palavras que trarão a paz, e como é essencialmente preciso ter paz para viver feliz o amigo é na sua vida um promotor da paz.
A amizade é gratuita, o amigo “não pensa em receber, só quer oferecer sua amizade tão sincera.” Como eu disse acima, toda amizade é amor, e todo amor é gratuidade em expressão, por isso toda amizade é gratuidade sincera. O amigo não precisa cobrar carinho, você quando é amado devolve naturalmente em gratidão o sentimento que recebe.

“É, amigo é
Uma certeza de uma companhia
Que te conduzirá no que melhor achar
Tentando sempre o impossível para te ajudar
Porque ele tem, amigo tem
Um saber mágico prá te entender
E não importa se difere no pensar
Amigo sempre ao seu lado está”
Reconhece-se um amigo pelo nível de companhia que ele te faz. Como escutei dizer: amizade é como no casamento, alguém que estará sempre ao seu favor. Amigo é amigo na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, nos dias felizes e tristes. Se alguém diz ser seu amigo, mas você o percebe ao seu lado somente quando são dias de glória, cuidado isso não é amizade é simplesmente conveniência.
Essa estofe da música ainda diz que o amigo o conduz ao melhor e não faz somente o possível, mas também o impossível para te ajudar. O amor promove o bem da pessoa amada. Um amigo é capaz de conduzir o outro as coisas boas da vida. Quando uma amizade mostra caminhos escuros, ou que por vez parecem claros e felizes, mas na verdade o leva a trevas, esse é legitimamente um inimigo.
Na vivencia das amizades tive que reconhecer que alguns que eu acreditava serem meus amigos nunca se importaram comigo, logo nunca foram meus amigos. Reconheci também que muitos que queriam a minha amizade não eram dignos dela por que se não promoviam o meu bem certamente não mereciam minha companhia. É preciso escolher bem os que andam ao seu lado, por que os passos dos militantes se confundem e do mesmo modo que você pode estar guiando também poderá estar sendo levado. Logo é mais seguro caminhar com aqueles que buscam um caminho reto que leve onde você deseja chegar.
Novamente a composição diz do “saber mágico” de compreender, “entender” e da cumplicidade. Virtudes estas que mesmo na diferença de pensamentos não destrói o companheirismo. Para ser amigo não é preciso pensar exatamente como o outro pensa, nem ter os mesmos sonhos, pois mesmo com objetivos diferentes os amigos comungam de uma amizade, isso os faz participantes do desafio de amar na diferença.

Conclusão:
Dos princípios que levo na vida um dos maiores é sem duvida a capacidade de ser e ter amigos. Certa vez escrevi uma carta para um amigo que fiquei muito tempo sem vê-lo, ele me respondeu assim: “fico feliz por escutar-te me chamando de amigo por que sei o peso que essa palavra tem para você.” Realmente sempre dei um significado todo especial para o que é a amizade e quais são os seus frutos.
A amizade é mágica e poderosa. Presenciei depressão sendo desfeitas na entrega a amizade. Pessoas que desistindo da vida encontram o valor de viver no olhar de um amigo fiel. Creio que é a amizade que mantém a nossa qualidade de vida, também vem dela a herança das boas lembras que se deixam e que se levam para a nossa história pessoal. Um amigo é muito mais do que dizem, um amigo vale mais do que o pobre valor determinado pelo mundinho capitalista tenta predeterminar. É de uma amizade que vem o conselho para seguirmos adiante quando tudo está escuro. A amizade pode não ser tudo na vida, mas ela pode te levar ao tudo que a vida tem.
Como crente que sou não posso pensar em amizade sem me remeter a amizade que a humanidade estabelece ao Ser Divino. O lado espiritual de cada pessoa é muito importante no equilíbrio existencial. Esse equilíbrio se da quando estamos em paz conosco mesmo, com os outros e é lógico quando se tem paz com aquele que se tem como Deus superior.
É impossível alguém dizer que tem paz com Deus e não tem consigo e com os outros. Se acreditarmos que Deus nos ama e nos compreende, ou seja, se tivermos um Deus que seja nosso amigo, logo como reflexo temo uma auto-estima boa e somos melhores no convívio social. Mas por outro lado se tempos um Deus vingativo, amargo e carrancudo, seremos vingativos, amargos e carrancudos com os outros e com nós mesmos. A amizade com o Ser superior que se acredita é fundamental para as amizades humanas, por que toda amizade começa no âmbito espiritual para chegar ao mundo em que vivemos.
Acho fantástico que você pode ser muitas coisas na relação humana e não ser amigo, mas para ser amigo não precisa deixar a condição do seu relacionamento social. Exemplo: você pode ser primo da Fulana e não ser amigo dela, pode ser amigo sem ser irmão. Pode ser filho de Siclano e não ser amigo dele, ser pai e não ser amigo, ser o médico dele e não ser amigo, ser o mecânico dele e não ser amigo. Mas a verdade é que a amizade deixa muito mais lindo todos os títulos no convívio humano, apenas um exemplo disso é essa frase: “Beotrana é minha mãe e minha melhor amiga.”
Te desejo uma amizade com Deus que é pai e te ama, te vez uma pessoa para viver em harmonia com as outras. Faço votos que nesta irmandade que é a terra, você seja amigo de todos, em especial dos que estão mais próximos. Seja amigo dos seus pais e dos seus familiares, seja amigo dos seus colegas de serviço e dos seus filhos. Promova a paz e indique sempre o caminho do bem. Finalizando esse mês do amigo, eu te desejo felizes amizades. E aos meus amigos: muito abrigado por tudo, sabem que podem contar comigo sempre que precisarem, e se não estou ao seu lado vem logo ao meu encontro, pode ser eu que esteja precisando. Tenho um grande amor por todos vocês e tudo o que sou é herança desse amor.

Ítalo Alessandro, 28/07/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário