sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Oração à Eterna Filosofia


Tudo que tem relação comigo seria primeiro perfeito e depois imperfeito. Eu sou real, e a realidade é isso, o perfeito e o imperfeito em harmonia confusa.

Estou em luta para ser perfeito. Porém como dominar os monstros que me atormenta? Penso que a minha moral é a imagem que passo quando busco dominar os monstros (vícios), e a vitoria dessa batalha é a conquista dos bons atos (virtudes). Aqui a moral se faz.

Meus sentidos são determinantes quando é hora da Razão predominar.

Oh Verdade plena e aperfeiçoadora, dai-me a sua luz e sua fidelidade, para que jamais seja confundido em mim o equilíbrio da Razão e dos Sentidos.

Que unido em Vós, Verdade-Bem, eu seja eu mesmo. Que eu não traia o racional que sou, tão pouco seja eu insensível a emoção de viver. Que a luz do equilíbrio reluza em mim e em todos que aproximarem de Ti, sinais de sua libertação, ferramenta de felicidade. Professo: só a verdade pode realizar o humano que sou. Por isso continuo a buscá-la incansavelmente.

Ítalo Alessandro (19/10/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário