segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Dia de Iemanjá



Odo Iyá Yemanjá Ataramagbá, ajajê lodô, ajejê nilê!
As águas subiram e nos cantávamos a oração.
Borbulha as águas e germine nossa fé.
Olha por nós mãe de todos...

Axé a gente escrava. Axé a gente dominante,
Axé ao que buscam na pesca e os que estão na lida da roça.
Axé minha mãe branca.

Odo Iyá Yemanjá Ataramagbá, ajajê lodô, ajejê nilê!
Eu tão negro e a senhora tão branca.
Eu tão pobre a senhora Rainha dos Mares...
Eu um escravo e a senhora navegando nas ondas.

Mãe Neguinha vem trazendo as oferendas.
Perfumes e rosas sejam levados a ti.
Hoje é dia dois do segundo mês.
É o nosso dia de agradecermos tantas bênçãos, oh mainha.

Odo Iyá Yemanjá Ataramagbá, ajajê lodô, ajejê nilê!
Axé nas tempestades dos nossos dias.
Axé... Axé... Axé...

Poderosa mulher. Poderosa senhora.
Acalma as águas e com ela lave os males de todos nós.
Odo Iyá Yemanjá Ataramagbá, ajajê lodô, ajejê nilê!

Ítalo Alessandro, 02/02/2009







-No ano passado eu estava na Bahia neste dia,
não sou do Candoblé, mas minha alma se encanta
com a tal fé... A fé mãe de nossa terra.
Aproveito para pedir respeito por parte das outras
crenças, principalmente ramificações cristãs que declaram
que a macumba é demoníaca.
Se não respeitarmos a fé mãe em nossa pátria a qual fé renderemos respeito?
Muito lindo a irmandade, as oferendas, os cantos de mulheres cansadas
e trabalhadoras, o choro de uma gente que sofreu muito na história. Louvor
ao sorriso de todos eles, por que é uma gente que sabe pular de alegria
dançar uma boa capoeira e tem uma abraço forte que quem reconhece que
somos todos filhos de um só Deus... Vivente Candoblé.

2 comentários:

  1. Muito lindo o poema e gostei bastante da mensagem abaixo da sua foto.
    Enquanto baseadas em um Deus de amor, bondade e fraternidade, toda crença será genuína. E que genuínos sejamos!
    Abraço forte, meu caro.

    Odoyá Yemanjá!

    ResponderExcluir
  2. aah, muito lindo isso Muh =D Eu tb sou uma admiradora das crenças de nossa terra... de tudo q vem da raiz. ^^ abençoados aqueles q sofreram no passado mas jamais deixaram de sorrir e de viver sua fé e alegria. =D Capoeeeeiiiraa raa raaa (8)

    \o/
    Oguntê, Marabô
    Caiala e Sobá
    Oloxum, Ynaê
    Janaina e Yemanjá
    São rainhas do mar
    (8)

    Beijo Muh!
    ass: Muh! rs

    ResponderExcluir